DOBRA DO INTESTINO


Por Dr.Jorge Luíz Monteiro

O que é a dobra do Intestino?

Dobra no intestino, consiste em o intestino dobrar sobre si mesmo ou entrar em algum orifício e ficar dobrado, impedindo dessa maneira a progressão do conteúdo intestinal para frente como ocorre normalmente, provocando o que chamamos de obstrução intestinal, que pode ser parcial ou total. Se for total a obstrução da luz do intestino, obriga a realização de cirurgia para desfazer a dobra e com isso corrigir a obstrução. Se for parcial, podemos tentar o tratamento conservador, sabendo que esse pode dar certo ou não. Caso não se consiga a resolução clinicamente, a operação se faz necessário.

Quais as causas?

As causas mais comuns são aderências entre as alças do intestino delgado, aderências das alças à parede abdominal ou hérnias internas, penetração de uma alça intestinal em um orifício no mesentério criado durante uma operação realizada.

Nota do site: A dobra pode acontecer a qualquer momento com qualquer pessoa.

Quais os sintomas?

Sintomas são : dor abdominal, distensão abdominal ( abdome aumenta ), parada de eliminação de gases e fezes, vômitos, esses são os sintomas que podem aparecer dependendo do grau da obstrução.
Se a obstrução for total, exige tratamento imediato; se for parcial, podemos tentar inicialmente o tratamento clínico, e se preciso após fazer tratamento cirúrgico. Cientificamente, a dobra no intestino pode provocar obstrução intestinal, parada de progressão da alimentação e do conteúdo intestinal através do intestino
Pode aparecer em qualquer época após a operação, sendo mais comum até 1 ano após a cirurgia.

Importante:

Se ocorrer uma obstrução intestinal, seja qual for a causa, é importante a sua resolução o mais rápido possível, seja cirurgicamente ou não, pois se a obstrução ocorrer sem tratamento, poderá levar ao comprometimento da irrigação sanguínea do intestino, ocorrendo dessa maneira NECROSE intestinal, que pode levar a uma infecção abdominal grave, ou mesmo perfuração do intestino com queda do conteúdo intestinal no abdome provocando uma peritonite ( infecção da cavidade abdominal ), obrigando a realização da operação com urgência e retirada do segmento intestinal comprometido.
Lembro apenas que cada caso é um caso, só avaliando para poder saber.

Nota do site: A dobra do intestino pode levar à morte, portanto, havendo os sintomas logo após a cirurgia, ou no decorrer dos meses, procure o seu cirurgião imediatamente!

 

 

** Esta página é integrante do Gastroplastia.net. ® Todos os direitos reservados. **